Comportamento fashion: qual o impacto das redes sociais em seu guarda-roupa?

Milhares de pessoas reservam uma parte de seu tempo para acessar as redes sociais e acompanhar a rotina e estilo de celebridades e influenciadores digitais. Esse fenômeno contribuiu para o impulsionamento de uma prática conhecida como comportamento fashion.

Não é segredo para ninguém que as redes sociais já fazem parte de nossas vidas. É raro encontrar uma pessoa hoje em dia que não tenha pelo menos um perfil em alguma rede social, seja para uso pessoal ou profissional.

Eu por exemplo utilizo o Facebook, Instagram e também o Youtube.

Falarei sobre a influência das redes no guarda-roupa das pessoas e a importância de seguir o seu próprio estilo. Acompanhe!

A influência das redes sociais no comportamento do consumidor

As mídias sociais estão mudando os hábitos de consumo de muita gente. Hoje, é possível ter acesso a conteúdos ilimitados com apenas um clique. Posso buscar o meu artista preferido no Instagram, e em questão de segundos já vejo sua rotina, seu estilo e comportamento.

Com toda essa facilidade e tecnologia ao nosso alcance, somos impactados por diversas influências. é mais notável que ficamos expostos a tantas inspirações que podemos nos perder facilmente nesse universo de referências e opções disponíveis.

Somos influenciados em nossa maneira de vestir, agir e até sentir, pois se meu Instagram está recheado de imagens impressionantes e inspiradoras, por que logo eu teria que ficar de fora da última moda?

A “romantização” das tendências

A publicidade é responsável por levar ao público as novidades e lançamentos de produtos e serviços, além de ditar tendência da modas; enquanto as redes sociais despertam sensações de necessidade nos consumidores.

Assim como a relevância da beleza pode ser associada ao progresso da sociedade, o culto ao estilo de vida atual está relacionado ao estabelecimento do moderno — e as redes sociais têm papel fundamental nisso.

Ferramentas digitais formam um consenso com eventos atuais e com tendências de comportamento fashion, expectativas e desejos do mercado. Isso além de representarem o sonho de consumo da sociedade, assim provocam o imaginário do consumidor.

As redes sociais romantizam essa visão para apresentar um estilo de vida que se torne uma aspiração para os usuários. E devido ao mundo contemporâneo, a roupa cada vez mais é classificada como uma segunda pele, com formas que valorizam o corpo, demonstram um estilo e que expressam, acima de tudo, uma identidade.

O fast fashion e o slow style

Uma das características mais intrínsecas das ferramentas digitais e das mídias sociais é a velocidade. Impressiona o alcance e a rapidez com que notícias, conteúdos e até mesmo boatos se espalham de forma desenfreada. É nesse contexto que o fast fashion e o slow style estão inseridos.

Fast fashion

O fenômeno consiste na tendência global de produção em massa e consumo desmedido, ou seja, novas peças e coleções são produzidas todos os dias, numa rapidez impressionante. Como resultado, as redes sociais ajudam a propagar essas novidades, incentivando o consumo e interferindo no comportamento do consumidor.

Slow style

Enquanto isso o movimento slow style vem se sobressaindo. O conceito prega o oposto do fast fashion, isto é, com peças mais duradouras e com qualidade superior. Em outras palavras: um consumo mais consciente.

A era digital e a síndrome FOMO

Essa sigla em inglês para Fear of missing out significa “medo de estar perdendo algo”. É um distúrbio desenvolvido por usuários viciados em redes sociais, que ficam horas conectados para não perder nenhum detalhe.

As exibições e exposições provocam esse efeito em algumas pessoas, devido a isso elas ficam obcecadas pelo estilo de vida e experiências que visualizam nas telas de seus aparelhos, desejando a mesma felicidade e realização.

Assim é muito fácil se perder em meio a tantas tendências e estilos, especialmente quando nos inspiramos nas postagens em redes sociais, quase sempre acompanhadas de um glamour.

Por isso é importante conhecer sua identidade para que essa busca não se torne obsessão, mas apenas inspiração em nosso comportamento.

Quer saber mais sobre consultoria de imagem? Entre em contato e descubra o seu estilo.

Compartilhe esse post

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os conteúdos do site Adelina Evangelista são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto ou imagem podem ser usados sem a autorização expressa da Adelina, mesmo citando a fonte.