Dress Code Empresarial: o segredo dos profissionais de sucesso

Nossas roupas dizem muito sobre personalidade e até mesmo nossa postura profissional. Afinal, mesmo que você seja excelente em sua área de atuação, um visual incorreto pode dar uma impressão negativa. Portanto, o cuidado com a autoimagem é essencial no ambiente corporativo.

É comum que algum colaborador vá com roupas inadequadas à empresa. Isso pode acontecer por motivos que vão desde gosto pessoal até desconhecimento sobre trajes adequados ao trabalho. É para ajudar a evitar esses inconvenientes e a manter uma imagem de credibilidade na organização que o dress code empresarial foi idealizado.

Você já ouviu falar nesse conceito? Neste post, vou explicar para você o que é dress code empresarial, quais as suas vantagens e como implementá-lo na empresa. Confira!

O que é dress code empresarial?

É o código de vestimenta de uma empresa e tem como objetivo definir quais roupas são ideais ou não para o local de trabalho. O colaborador é um representante e, como tal, reflete a seriedade e o comprometimento da organização. Portanto, ter um manual que defina quais são os trajes que ele pode usar vai ajudá-lo a simbolizar a empresa da forma correta.

Essas regras são importantes tanto para o local de trabalho quanto para interações com clientes, reuniões, workshops e seminários fora da empresa. Apesar de abranger fundamentalmente roupas, sapatos e acessórios, o dress code também compreende comportamento e postura.

Quais os benefícios do dress code empresarial?

Um visual profissional traz vantagens tanto para o colaborador quanto para o local de trabalho. Veja:

  • uniformiza a imagem da empresa;
  • padroniza a postura com clientes e stakeholders;
  • traz credibilidade ao colaborador e à organização;
  • ajuda a alcançar o público-alvo.

Como colocar a cultura do dress code na sua empresa?

Veja como implementar o código de vestimenta ideal para sua organização:

Analise a missão e a visão da empresa

Ter em mente as motivações e objetivos da organização vai ajudar você a alinhar o vestuário e a postura dos colaboradores. Como eu já citei, o dress code é uma forma de representar a sua marca, por isso ele precisa ser condizente com a cultura e a filosofia da organização.

Conheça seu público-alvo

Sua imagem é seu cartão de visitas, portanto, você deve saber quem deseja atingir. Seu público-alvo é mais jovem ou maduro? Qual o poder aquisitivo e classe social? Onde costuma residir? Essas questões também são importantes para a formulação do código de vestimenta.

Converse com seus colaboradores

Diálogo é fundamental em qualquer empresa e, quando ocorrem mudanças no ambiente, ele se torna ainda mais necessário. Falar sobre a implementação do dress code profissional vai ajudá-los a entender essa nova conduta e também a formular um padrão visual benéfico para todos.

No mais, faça uma implementação gradativa e dê um tempo para que eles possam se adaptar.

Decida o nível de formalidade

Não é porque você decidiu implementar um guia de vestuário que todos devem usar roupas extremamente sóbrias. Se tiver uma agência de publicidade, por exemplo, é bem capaz que ternos não estejam de acordo. Decida qual o nível de formalidade que rege o clima da empresa e quais roupas e acessórios o representam da melhor forma.

Tenha a ajuda de um consultor

Um consultor de imagem é o profissional ideal para alinhar conceito e prática. É ele quem vai ajudar você a alinhar a filosofia da empresa, seu nível de formalidade e comportamento com o público à vestimenta profissional.

Dê o exemplo

De nada adianta todo o trabalho com a imagem da empresa se você não adotar a mesma linha profissional. O exemplo deve vir de cima. Se você mantiver o dress code empresarial como guia para sua postura na empresa, os colaboradores se sentirão motivados a fazer o mesmo.

Como você pôde notar, investir no dress code empresarial traz muitos benefícios para todos os envolvidos. O funcionário vai representar corretamente a organização tanto no visual profissional quanto na postura. Portanto, não deixe de seguir essas dicas para adotar um código de vestuário e conduta na sua empresa!

E, se você deseja saber mais sobre como implementar o dress code empresarial, entre em contato comigo!

Compartilhe esse post

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os conteúdos do site Adelina Evangelista são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto ou imagem podem ser usados sem a autorização expressa da Adelina, mesmo citando a fonte.