Moda sustentável: consumo consciente é a nova tendência

O cuidado com o meio-ambiente é, hoje, uma das maiores preocupações a nível mundial. A sociedade já entende que o futuro é consequência de tudo que é feito no presente. Por isso, surgiu a iniciativa do consumo consciente.

A indústria da moda não ficou para trás no quesito e a sustentabilidade já é uma tendência: o termo “moda sustentável” mostra que a forma como nós consumimos esse serviço também deve ser repensada.

Aqui vou mostrar a importância de pensar na sustentabilidade na hora de fazer compras para garantir um planeta mais limpo. Continue a leitura!

O que é moda sustentável?

A moda sustentável se encaixa no conceito de consumo consciente, ou seja, saber que tudo aquilo que é consumido pela sociedade têm um impacto no meio ambiente. Assim, a alternativa é fazer esse impacto ser mínimo.

Sustentabilidade na moda não se preocupa apenas com produção de lixo e poluição pelas indústrias — as questões vão além disso. Também conhecida como eco fashion, essa iniciativa preza por respeitar o meio-ambiente, os animais e a sociedade em seus meios de produção e distribuição.

Respeito ao meio ambiente

Muitas práticas se encaixam neste tópico, entre elas a utilização de materiais recicláveis na indústria têxtil, a restrição do uso de agrotóxicos nas plantações de algodão, a diminuição da exploração da matéria prima e recursos naturais e o reaproveitamento de materiais (como pneus) para a fabricação de roupas.

Respeito aos animais

As grifes que apoiam a iniciativa da moda sustentável não produzem peças de roupas feitas de couro ou pelo de animais. Existem ainda as marcas veganas, que não realizam testes em animais e só utilizam matérias primas de origem vegetal na fabricação de seus produtos, o que é muito comum na indústria de cosméticos.

Respeito à sociedade

Para aumentar a produção sem aumentar o custo, algumas marcas investem em regiões mais pobres do país, levando trabalho para onde há mão de obra disponível. É importante ressaltar que a moda sustentável abomina o trabalho escravo e o trabalho infantil. A produção das peças precisa ser legal!

Quais são as vantagens da moda sustentável?

As práticas propostas pela moda sustentável diminuem consideravelmente os danos da indústria ao meio-ambiente. A produção de fibras naturais que não necessitam do uso de pesticidas preserva a qualidade do solo e dos rios. Por exemplo, a incorporação de materiais recicláveis na produção de tecidos, ameniza a exploração de matéria prima e poupa recursos.

No longo prazo, tudo isso será benéfico para o planeta, já que a indústria da moda contribui consideravelmente para a poluição do meio-ambiente. Quem apoia marcas sustentáveis compra com a consciência limpa, pois sabe que seu consumo vai afetar minimamente o planeta.

A moda sustentável também é contra o consumismo desenfreado, o que também é benéfico para o bolso.

Como aderir a essa iniciativa?

Lembre-se que o apoio às causas sustentáveis, não exclui o bom gosto ou o estilo. Outra questão importante é que dependendo da marca e da forma de produção, os produtos da moda sustentável podem ter um custo um pouco mais elevado, mas uma coisa é certa: eles duram muito mais, pois a ideia é que você não precise comprar sempre. Compre menos e compre melhor!

Quem quer seguir a iniciativa da moda sustentável deve combater o consumo desenfreado. Antes de comprar, pergunte-se se você realmente precisa daquela peça e lembre-se que, muitas vezes, vale mais a pena investir seu dinheiro em peças que vão durar mais.

Comprar em brechós também é uma excelente — e econômica — solução. Inclusive, engana-se quem pensa que em brechó só tem roupas velhas! É possível encontrar peças que mal foram usadas em ótimo estado e a um preço super acessível.

Se você já usou muito uma roupa e não quer repetir, considere personalizá-la em vez de jogar fora. A melhor parte de fazer isso é que ninguém vai ter uma peça igual a sua! Mas se você realmente quiser se desfazer dela, doar é uma ótima opção que também faz parte da moda sustentável.

Gostou das dicas e quer espalhar a ideia da moda sustentável? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a consumir moda com consciência!

Compartilhe esse post

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os conteúdos do site Adelina Evangelista são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto ou imagem podem ser usados sem a autorização expressa da Adelina, mesmo citando a fonte.