Imagem profissional: como ela pode ajudar a fechar contratos?

Independente da sua experiência, você já deve ter notado: competência não é o único fator que leva pessoas ao sucesso. Para atingir todo o seu potencial profissional, também é preciso estabelecer uma imagem profissional impecável para negociar e fechar contratos importantes para você ou sua empresa.

Isso porque apresentar uma imagem não compatível com a posição que você ocupa profissionalmente pode dificultar sua vida. Além do estabelecimento de novas relações e do fechamento de novos contratos — o que prejudica a sua carreira.

Ficou curioso? Quer saber mais sobre como utilizar a imagem pessoal a seu favor no mundo dos negócios? Continue lendo este post!

Saiba quais elementos influenciam sua imagem pessoal

Imagem pessoal pode ser definida como a forma qual as pessoas nos percebem, ou aquilo que manifestamos para o mundo. Essa imagem é construída a partir de vários elementos.

Um desses elementos é a aparência, que engloba seus traços, características do seu corpo e como você se veste. Além disso, a sua postura, seus gestos e comportamentos e seu jeito de se comunicar também fazem parte da construção da imagem pessoal.

Isso significa que cada detalhe é importante e tem grande influência na percepção que as pessoas têm a seu respeito. Por meio de um simples cumprimento com aperto de mão, por exemplo, você pode transmitir diferentes impressões — como displicência, entusiasmo, insegurança ou o oposto.

Entenda a importância da imagem pessoal no mundo dos negócios

Ter uma imagem pessoal adequada à sua posição profissional, e congruente com quem você é e o que quer comunicar. Tudo isso é fundamental para alcançar o sucesso. Sustentar essa imagem é importante tanto na relação com os funcionários, fornecedores e clientes tanto quanto para fazer novos contatos e fechar negócios.

O poder de exteriorizar suas idéias e de influenciar pessoas depende do que você transmite através da sua imagem. Além do mais, se você é uma pessoa competente, é preciso que as pessoas percebam essa qualidade no momento em que o virem.

Aqui vai um exemplo: se você se veste de forma desleixada ou se comporta de maneira descontraída em um ambiente formal, como uma reunião de negócios, o conteúdo da sua fala — por melhor que seja — não vai ser suficiente para convencer as pessoas de que você é um profissional sério e, sobretudo, confiável.

Descubra como o marketing pessoal te ajuda a fechar contratos

O marketing pessoal é um conjunto de estratégias utilizadas para construir sua imagem profissional e a projetar de forma positiva, aumentando o seu valor no mercado. Esse investimento o ajuda a alcançar seus objetivos profissionais, manter uma carreira de sucesso e crescer ainda mais.

Para fazer negociações e contratos, ter uma imagem positiva é essencial para transmitir credibilidade e aumentar seu grau de persuasão. Mas, na prática, o que fazer para construir essa imagem?

Mantenha uma aparência adequada

Demonstre que você tem cuidado com a sua aparência e vista-se de forma impecável e elegante, levando em consideração a sua posição profissional e as particularidades de cada ocasião.

Comunique-se bem

Ao falar, demonstre desenvoltura, segurança e melhore seu discurso. Pronuncie as palavras corretamente, sem pressa, e se certifique de que as suas ideias foram transmitidas com clareza. Esteja sempre bem informado e fale com propriedade, ganhando o respeito e a confiança das pessoas.

Seja cordial e empático

Relacione-se com as pessoas da forma mais cordial e cuidadosa possível, tratando todos com respeito e consideração. Além disso, saiba ouvir e falar no momento certo. Exercitar a empatia é essencial para criar bons relacionamentos e facilitar negociações.

No mundo dos negócios, assim como na vida pessoal, construir uma imagem positiva é  essencial para alcançar o sucesso. Isso enquanto também ajuda a ampliar ainda mais as possibilidades de negócios.

Se você gostou deste artigo sobre imagem pessoal, continue em meu blog e descubra também como construir uma boa imagem profissional!

Compartilhe esse post

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os conteúdos do site Adelina Evangelista são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto ou imagem podem ser usados sem a autorização expressa da Adelina, mesmo citando a fonte.