5 dicas de linguagem corporal para transmitir confiança

Uma imagem vale mais do que mil palavras, certo? Então, lembre-se das últimas vezes em que você precisou fazer uma apresentação em uma reunião importante no trabalho, descrever as suas qualidades em uma entrevista de emprego ou aproximar-se de uma pessoa atraente em um bar. Qual é a imagem que você tem de si nesses momentos?

Qual é mensagem que você transmite no instante em que entra em um lugar? O que os seus olhos, ombros e mãos comunicam? O que o seu corpo diz sobre a sua personalidade? Você nunca pensou nisso? Pois, é hora de começar!

O corpo fala e, neste post, você vai conhecer 5 dicas de linguagem corporal que te fazem transmitir a imagem desejada.

1. Mantenha uma postura assertiva

Diante do espelho, puxe levemente os ombros para trás enquanto endireita a sua coluna e mantém a cabeça erguida. Você se impressionará ao ver a diferença que essas pequenas mudanças causam na sua aparência.

Poder, status e confiança estão intimamente relacionados com posturas abertas e seguras como essa. Por isso, evite gestos que indicam submissão, como pernas cruzadas, ombros curvados para frente e braços fechados na altura do peito.

2. Fale sem pressa

No ambiente corporativo, a voz possui um papel importante na transmissão de segurança e credibilidade. Porém, isso não significa que você tem que falar com intensidade para ser notado.

Faça pausas entre as frases longas e articule cada palavra que você diz com clareza, mantendo um tom de voz médio ou baixo. Essa é uma ótima forma de mostrar equilíbrio e controle, além de provar que você é capaz de lidar com qualquer situação sem perder a calma.

3. Sorria sempre

Essa é uma das dicas de linguagem corporal mais indicadas para que você construa uma reputação simpática, agradável e segura. Pessoas confiantes sorriem com frequência porque não se preocupam com as situações que não podem controlar.

Faça o seguinte experimento: sorria para alguém (qualquer pessoa) que encontrar na rua ou no escritório. As chances de que a pessoa retribua o seu sorriso são altas, certo? Quem não gostaria de despertar esse sentimento nos outros o tempo todo?

4. Treine seu aperto de mão

Não há nada pior do que um aperto de mão frouxo, com uma das mãos excessivamente relaxada. O ideal para mostrar a sua segurança é manter o seu contato firme e em igualdade com a mão da pessoa com quem você está negociando.

Lembre-se de que um aperto de mão não é uma competição. Usar a força nesse momento pode denunciar uma intenção controladora ou uma personalidade agressiva.

5. Faça gestos convidativos

Deixar o seu corpo relaxado e os movimentos leves demonstram a sua sinceridade e a credibilidade dos seus pensamentos e ações. Manter as palmas das suas mãos expostas, os braços paralelos ao corpo e o olhar focado entre as sobrancelhas do seu interlocutor são formas práticas de mostrar que você não tem nada a esconder.

Seguindo essas dicas de linguagem corporal, você vai desenvolver uma melhor consciência da imagem que projeta sobre os outros e, até mesmo, conquistar a simpatia de muitas pessoas. Por isso, nunca deixe de adotar uma postura positiva em qualquer situação da sua vida pessoal e profissional.

Gostou do post? Existem outras práticas além da linguagem corporal para você se destacar, o que acha de conferir a minha publicação sobre o perfil do empresário de sucesso e ter mais sucesso ainda em sua carreira?

Um beijo, Adelina!

Compartilhe esse post

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários:
  1. Sidnei Oliveira

    Ótimas dicas, muito bom👏👏

    • Adelina Evangelista

      obrigada!!!

Todos os conteúdos do site Adelina Evangelista são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto ou imagem podem ser usados sem a autorização expressa da Adelina, mesmo citando a fonte.