Quer melhorar seu discurso? Aprenda algumas dicas de oratória

Falar em público pode ser um grande desafio, principalmente para quem nunca precisou trabalhar esse hábito. Apesar disso, não se preocupe: o segredo para um bom discurso está em dicas simples, que você pode seguir sem maiores dificuldades.

Primeiro, é preciso entender que um bom discurso não precisa ser aplicado apenas a grandes plateias. Saber falar bem, e de maneira clara, também pode auxiliá-lo em espaços profissionais, reuniões formais ou até em um encontro casual com outros empresários.

Quer entender como ser convincente e ter o discurso perfeito em todas essas ocasiões? Continue lendo este artigo e pegue as principais dicas de oratória!

Estabeleça um objetivo claro

Ter um objetivo em mente é crucial, principalmente se você estiver em uma reunião de negócios. Com isso, não perderá o foco e terminará o discurso satisfeito com seus resultados.

Um boa dica de oratória é roteirizar o seu discurso de maneira simples, mas clara. Ou seja, no momento de elaboração do roteiro, você pode definir alguns tópicos básicos que precisam ser abordados durante a reunião e elencá-los numa ordem em que um assunto guie o outro.

Porém, cuidado: não tente decorar um discurso inteiro. Isso pode deixá-lo nervoso, e você poderá se perder no momento da fala, provocando um verdadeiro desastre para a sua imagem profissional.

Pesquise sobre a plateia antes

Conhecer melhor quem irá ouvi-lo é quase mais importante do que saber o que será falado, e você vai entender o porquê disso. A verdade é que de nada adianta montar o roteiro perfeito, se ele não aborda as dores e as dúvidas de sua plateia.

Entender o público, mesmo quando estamos falando de um grupo pequeno de reunião, é saber o que você pode falar e os assuntos que não deve abordar. Alguns grupos, por exemplo, têm aversão ao uso de alguns termos, gostam de uma fala mais informal, ou, até mesmo, esperam uma formalidade mais hierárquica.

Mantenha uma boa postura corporal

Os gestos fazem parte do seu discurso, e uma boa postura corporal vai ditar muito do seu sucesso nesse momento. Trabalhando com uma postura profissional e segura, você tem maiores chances de convencer seus ouvintes.

Algumas dicas de oratória que podem ajudá-lo a manter uma boa linguagem corporal são falar sem pressa e sorrir. Usar as roupas adequadas também tem um papel crucial na hora de construir uma imagem que passe confiança e credibilidade.

O ideal é apostar em trajes formais, com uma blusa em tons neutros. Não esqueça, também, de acessórios que dão ênfase à formalidade, como relógio e cinto.

Seja claro e objetivo

Um discurso longo, que faz muitos rodeios, é muito pouco eficiente. Ninguém gosta de passar 20 minutos ouvindo alguém falar de forma desordenada, como se não tivesse um objetivo por trás do que está falando.

Então, seja o mais sucinto possível. Procure dar informações válidas e convincentes, fugindo de histórias detalhadas e longas. Só dê detalhes do que está dizendo quando eles forem cruciais para ajudar o ouvinte a entender a mensagem.

Treine sua dicção

Essa é uma das dicas de oratória mais importantes, principalmente quando estamos falando em manter uma boa imagem profissional. Não adianta ter os melhores argumentos do mundo, se a sua plateia duvida de você por causa de sua fala.

Se você sabe que tem dificuldade com algumas palavras, treine-as repetidamente. Procurar ajuda profissional também pode auxiliá-lo a perder alguns vícios prejudiciais de linguagem.

E aí, o que achou dessas dicas de oratória? Está pronto para sua próxima palestra ou reunião profissional? Se você gostou das dicas e quer ficar atualizado, curta minha página do Facebook e acompanhe pelo seu feed de notícias!

Compartilhe esse post

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários:
  1. Cida Maciel e Costa

    Adelina, como sempre maravilhosa !
    Parabéns!

  2. Cida Maciel e Costa

    Adelina, como sempre maravilhosa !
    Parabéns!
    Deus te abençoe. Saudades .

    • Adelina Evangelista

      Amém! Um beijo minha amiga!Saudades!!!

Todos os conteúdos do site Adelina Evangelista são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto ou imagem podem ser usados sem a autorização expressa da Adelina, mesmo citando a fonte.