Aprenda a se vestir como um empresário de sucesso

Um empresário de sucesso deve se vestir de acordo com a ocasião, mas lembrando sempre de utilizar um traje adequado – como os sociais – aliado a uma aparência bem cuidada. Isso pode fazer a diferença na hora de fazer reuniões ou captar novos clientes.

Um visual elegante pode transformar uma apresentação insegura em outra que transmita credibilidade e sucesso, porque a imagem profissional é muito importante no meio corporativo. E não é preciso muita coisa: na maioria das vezes, menos é mais.

Quer saber quais os melhores trajes para se vestir como empresário de sucesso em cada ocasião? Então, confira as dicas que preparei para você!

Como se veste um empresário?

Existem diferentes ocasiões e situações para escolher a vestimenta adequada, por isso trajes sociais são sempre a escolha mais segura para elas, optando por cores sóbrias nas peças e acessórios.

Mas não podemos deixar de esquecer ocasiões mais informais como happy hour, viagens de negócios ou em dias que você simplesmente prefere vestir uma roupa mais leve por conta do conforto e acessibilidade.

Almoço com um cliente

Apesar de parecer um momento mais descontraído, é no almoço com um novo cliente que você começa a demonstrar a segurança necessária para que ele invista no seu negócio. Calça e camisa social formam um visual sem erros.

Escolha uma bela camisa de botões com cores mais claras, como branco ou tons pastel, e combine com uma calça mais escura. Não se esqueça do cinto, de preferência marrom escuro. Outro bom acessório é o relógio.

Viagem de negócios

Viagens costumam ser corridas e nem sempre o empresário tem tempo para mudar de trajes entre a chegada e a reunião. É importante pensar num visual confortável para ficar no avião mas que, ao mesmo tempo, mantenha você elegante para os encontros com outros executivos.

Leve poucas roupas na mala, mas que combinem com facilidade. Aposte nos tons neutros, como azul-marinho, preto, grafite e vinho. Não se esqueça de um blazer extra também de cor neutra e na modelagem slim — ajustada à silhueta. Sapatos sociais são obrigatórios, portanto, leve dois pares, pelo menos.

Reunião com funcionários

Por mais informal que seja a empresa, o ideal é que o seu visual sempre transmita mais formalidade que o de seus funcionários. Se for uma reunião normal, use as roupas que já costuma vestir para o trabalho. Caso seja algo especial, vale caprichar mais para impor respeito.

Em reuniões sobre assuntos mais sérios, use tons neutros e peças mais estruturadas. Já quando as pautas forem tranquilas, vista cores mais claras, que trazem a sensação de acolhimento.

Visita ao banco para financiamentos

Vale o mesmo conselho dado para almoços com clientes: você precisa passar credibilidade. Para isso, um traje social vai ajudar muito. Cores sóbrias, tanto nas peças quanto nos acessórios (um relógio prateado dá o toque de elegância). Para fechar com chave de ouro, que tal uma gravata cor uma das cores da sua cartela, combinada com um belo paletó?

Contratação de novos funcionários

Numa entrevista para contratar novos colaboradores, o ideal é que você use o mesmo estilo de roupas que costuma vestir no dia a dia da empresa. Assim, passa a impressão real de como é o dress code do ambiente. Lembre-se de que você deve servir de “espelho” para seus funcionários.

Happy hour

Nesse caso, está liberado um visual mais descontraído: pense numa bela camisa polo de cor mais viva (verde, por exemplo) aliada a uma calça jeans ou de sarja escura. Cinto de cor também escura e neutra e um mocassim sem meia mantêm o visual formal na medida.

Além de todas essas dicas, é importante adquirir peças de qualidade e manter suas roupas bem cuidadas, passadas e com aparência de novas. E o principal: transmita confiança em você e no seu trabalho. De nada adianta uma boa imagem se não acreditar em si mesmo e na sua empresa, certo?

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Fotos: Pinterest

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2 Comentários:
  1. Matheus de Andrade

    Muito top as dicas!!! Será de grande utilidade.

    • Adelina Evangelista

      Que bom que você gostou Matheus! Muito obrigada!

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