6 segredos que você precisa saber sobre o aperto de mão

Nem sempre percebemos, mas um aperto de mão tem capacidade de transmitir sentimentos, intenções e até elementos da nossa personalidade. Assim, ele pode influenciar as impressões, melhorar a imagem que passamos para as outras pessoas. Pode parecer simples ou besteira mas é verdade e foi comprovado por meio de estudos.

Alguém mais tímido, por exemplo, pode ter costume de dar apertos de mão mais suaves, enquanto alguém desinibido o faz com mais força. No entanto, mesmo levando em conta as particularidades de cada indivíduo, já foi constatado que existem apertos de mão típicos de acordo com os diferentes momentos.

Conhecer essas especificidades, por sua vez, nos ajuda a entender como podemos transmitir a impressão e a mensagem que desejamos, evitando inconvenientes em diversos contextos.

Para ajudar você a conhecer os aspectos escondidos por trás dos apertos de mão, separamos a seguir 5 estilos diferentes desse gesto no Brasil, e depois vamos contar como ele é usado em outras partes do mundo. Confira!

Quais os tipos de aperto de mão?

1. Aperto de mão estilo luva

Esse estilo consiste em, além de segurar, também cobrir a mão da outra pessoa, com a sua outra mão. Isso transmite conforto e segurança, mostrando que você é confiável e se preocupa com os outros. Normalmente, quem usa esse gesto busca tranquilizar o outro.

2. Aperto de mão empurra e puxa

Já esse modelo, consiste em balançar a mão para os lados, além de para cima e para baixo. Um gesto assim passa a imagem de entusiasmo e energia. Os outros têm a impressão de que você está muito animado ou empolgado.

No entanto, esse estilo de aperto de mão nem sempre é adequado. Em situações mais sérias (como em um emprego, por exemplo) pode ser melhor contê-lo.

3. Aperto de mão hesitante

É quando segura apenas as pontas dos dedos da outra pessoa ou deixa que somente ela coloque força e movimento no gesto.

Dependendo da situação, isso pode passar a imagem de que você é despreocupado, mas também pode dar a impressão de desconfiança ou insegurança. Quem adota esse estilo costuma ser visto como passivo ou submisso.

4. Aperto de mão cavado

É o aperto de mão que deixa um espaço vazio entre as palmas das pessoas que se cumprimentam. Ele pode passar a impressão de que você está muito cauteloso ou reticente.

5. Aperto de mão rápido

É aquele estilo em que se pega a mão da outra pessoa, chacoalha e a solta o mais rápido possível. Um gesto como esse pode passar a imagem de alguém direto e apressado.

Normalmente, ele é utilizado quando se quer ir logo ao ponto ou quando deseja demonstrar que você prefere assuntos e atitudes concretos.

No Brasil, um bom aperto de mão é firme, mas sem muita força, leva cerca de três a quatro segundos e é acompanhado por contato visual.

Como são os apertos de mão em outras partes do mundo?

Os cumprimentos são parte da cultura. Dessa forma, seus estilos e objetivos também se alteram de acordo com cada lugar. Conheça a seguir as diferentes formas de aperto de mão em diferentes países:

Austrália

Quando pessoas do sexo oposto vão se cumprimentar, é normal que a mulher inicie o gesto. No entanto, as mulheres australianas não utilizam o aperto de mão entre si: é algo que dirigem somente aos homens.

México

Os cumprimentos mexicanos são mais calorosos: os apertos de mão costumam ter longa duração e, dependendo do contexto, é comum que os homens se abracem após este gesto.

Reino Unido

Britânicos não gostam de apertos de mão fortes. É importante valorizar o espaço de cada um e manter certa distância física.

Estados Unidos

Os apertos de mão americanos são firmes e costumam ser acompanhados pela apresentação dos nomes de quem se cumprimenta.

China

Os mais velhos é quem devem começar o cumprimento, que deverá ser acompanhado por uma reverência de cabeça. Contato visual não é apropriado.

Marrocos

O cumprimento só é feito entre pessoas do mesmo sexo, sendo realizado com leveza e gentileza.

França

O aperto de mão mais adequado é rápido e leve.

Gostou do texto? Se identificou com algum estilo de aperto de mão? Não deixe de assinar nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!

Compartilhe esse post

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários:
  1. Sérgio

    Interessante, o ser humano é muitos imprevisto, tu nele e algo de se valorizar com seu caráter, suas atitudes,

    • Adelina Evangelista

      Isso mesmo Sérgio!Atitudes e caráter são essenciais para o sucesso! Obrigada pelo comentário!

Todos os conteúdos do site Adelina Evangelista são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto ou imagem podem ser usados sem a autorização expressa da Adelina, mesmo citando a fonte.