7 dicas de como conviver bem no trabalho com seus colegas

Cada um tem suas particularidades e seu jeito único de encarar os acontecimentos, e é isso que faz com que os relacionamentos interpessoais sejam tão ricos. Mas nem sempre é fácil conviver bem no trabalho, especialmente se os seus colegas forem muito diferentes de você — e aí surgem os conflitos e problemas de relacionamento.

O ambiente profissional é, provavelmente, um lugar onde você passa boa parte do seu tempo e convive com várias pessoas diferentes. Além disso, é um espaço onde a cobrança e a competitividade são altas, o que torna tudo mais complicado.

Uma boa convivência entre os colegas de trabalho é essencial para manter o ambiente harmonioso e evitar desgastes emocionais — além de ser fundamental para o seu próprio sucesso profissional.

Por isso, neste artigo, selecionei 7 dicas práticas de como conviver bem no trabalho. Confira!

1. Seja cordial

Ser cordial, atencioso e gentil faz toda a diferença, pois faz com que as pessoas tornem-se mais abertas e receptivas a você. Além disso, essa postura é muito valorizada em qualquer lugar, sendo essencial para a construção de uma imagem profissional impecável. Por isso, preste atenção aos detalhes e aja sempre de forma educada e respeitosa para conviver bem no trabalho.

2. Tenha uma postura empática

Uma postura empática parte da aceitação de que as pessoas têm opiniões, experiências e valores diferentes, que precisam ser ouvidos com respeito e tolerância. Ou seja, ser empático significa saber se colocar na posição de outra pessoa e compreender seu ponto de vista, mesmo que seja contrário ao seu.

Procure ouvir mais as pessoas, buscando realmente prestar atenção no que elas têm a dizer. Essa atitude faz com que as pessoas sintam-se valorizadas e torna muito mais fácil a resolução dos conflitos.

3. Saiba se expressar bem

Saber transmitir suas ideias de forma clara e objetiva evita muitos conflitos e mal-entendidos. Seja para manifestar seu ponto de vista, defender argumentos, elogiar algum colega ou fazer alguma crítica: comunicar-se bem é essencial para construir relações sinceras e harmoniosas.

4. Reconheça seus erros e peça desculpas

Outra dica importante de como conviver no trabalho é ter uma postura humilde — o que inclui saber reconhecer seus erros e defeitos e pedir desculpas sem constrangimentos. Além disso, se alguém faz uma crítica a você, saiba ouvir e responder da forma mais cordial e honesta possível, sem levar para o lado pessoal.

5. Demonstre interesse pelas pessoas

Procure conhecer as pessoas e demonstrar interesse por elas. Ao invés de se fechar, ou permanecer em uma postura isolada, mostre-se acessível e disponível para estabelecer laços afetivos, que são importantes para a convivência em equipe.

6. Saiba o momento certo de conversar

O ambiente de trabalho pode ser alegre e descontraído, o que facilita uma boa convivência entre os colegas. Mas é importante não se esquecer de que esse é um ambiente profissional, e é preciso saber a hora certa de conversar sobre outros temas.

Além disso, evite ao máximo fofocas ou assuntos íntimos e respeite o espaço de trabalho do seu colega.

7. Participe de happy hours e eventos da empresa

Happy hours e outros eventos da empresa são uma ótima oportunidade para se aproximar das pessoas, firmar os laços afetivos já existentes e mostrar suas qualidades pessoais. Nesses ambientes, mantenha-se aberta, aja naturalmente e divirta-se.

Só não se esqueça de que, apesar de ser um evento informal, ainda faz parte do ambiente de trabalho. Portanto, beba moderadamente, use um look adequado e tome cuidado com o que faz e diz.

Todos devem contribuir para que o ambiente de trabalho seja um local saudável e harmonioso. Além disso, um bom relacionamento com os colegas é fundamental para a construção da sua imagem como profissional. Por isso, comece desde já a praticar essas dicas de como conviver bem no trabalho!

Gostou do artigo? Então, compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais!

 

Compartilhe esse post

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os conteúdos do site Adelina Evangelista são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto ou imagem podem ser usados sem a autorização expressa da Adelina, mesmo citando a fonte.