Perfil do empresário de sucesso: conheça 4 características!

Atuando há tanto tempo no mercado e assessorando profissionais que conseguiram uma posição de destaque, podemos perceber uma verdade universal: empresários com determinadas características se sobressaem aos demais.

Eles alçam voos mais altos e a vitória passa a ser não uma questão de se, mas de quando. Isto é: o êxito é garantido. Basta ter persistência e força de vontade para que os planos se concretizem.

Ficou interessado pelo assunto e quer saber quais são as aptidões e o perfil de um empresário de sucesso? Confira o post a seguir!

1. Ter iniciativa

A proatividade é uma característica mais do que bem-vinda para empreendedores. Como já dizia o ditado: nada cai do céu. Por isso, é importante correr atrás dos seus sonhos, em vez de esperar que o acaso dite o caminho da sua vida. Na verdade, você mesmo deve criar suas próprias oportunidades, garantindo assim a realização dos seus objetivos.

Vale ressaltar, nesse aspecto, a importância de sempre estar um passo a frente. Em outras palavras, imagine os possíveis cenários de cada situação e tenha uma solução para cada um deles. Assim, você evitará ser surpreendido com acontecimentos negativos.

2. Ser persuasivo

Uma comunicação efetiva facilita a convivência com as pessoas, além de prevenir situações complicadas. Tenha em mente que um ruído no diálogo pode ser o suficiente para desencadear um grande problema.

Além do mais, é importante ter uma boa oratória, fazendo com que a mensagem seja transmitida com clareza. Nesse sentido, tenha a persuasão como aliada. Profissionais que sabem usar o poder de convencimento conquistam mais vitórias.

Não se esqueça de que, para isso, é fundamental utilizar argumentos sólidos e coerentes, transmitindo mais confiança ao interlocutor, principalmente por meio da linguagem corporal.

3. Apostar no networking

Acredite: é essencial ter um extenso networking, que nada mais é do que uma rede de contatos. Criar laços reais com as pessoas que o rodeiam vai ajudá-lo a crescer profissionalmente, e para isso é importante construir e trabalhar na sua imagem profissional para passar credibilidade ao apostar no networking.

O motivo é simples: ao ter relacionamentos profissionais, é mais fácil conseguir apoio para os seus projetos, tirando assim os seus planos do papel.

Um recurso útil, nesse aspecto, é participar de feiras, palestras e eventos, que vão deixá-lo mais próximo de pessoas que compartilham o mesmo ideal. Por isso, tais locais são apropriados para desenvolver laços comerciais.

4. Ser disciplinado

Outro ponto comum nos empresários bem-sucedidos é a questão da organização. Eles sabem que, para conquistar resultados promissores, fazendo o seu negócio prosperar, é fundamental ter um planejamento estruturado que leve em consideração cada etapa.

Além do mais, eles têm pleno controle da vida financeira, assegurando que as contas fiquem no azul. Em geral, esses empresários são analíticos e levam extremamente a sério a questão da disciplina.

Fato é que as pessoas que possuem essas características, possivelmente, terão êxito no ambiente corporativo, sendo empresários de sucesso. Contudo, caso não possua alguma das aptidões citadas, não é preciso se desesperar. Afinal, as habilidades podem ser aprimoradas ou até mesmo desenvolvidas com força de vontade e treinamento.

Gostou dessas dicas e quer receber mais informações para se diferenciar no mercado? Curta a nossa página no Facebook!

Compartilhe esse post

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários:
  1. Maria Cristina

    Muito obrigada

    • Adelina Evangelista

      Um grande abraço!!

Todos os conteúdos do site Adelina Evangelista são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto ou imagem podem ser usados sem a autorização expressa da Adelina, mesmo citando a fonte.