Para perder o medo: saiba como se apresentar em público

Nervosismo e medo: essas são duas palavras que podem prejudicar uma performance, mesmo que o conteúdo seja incrivelmente relevante e inédito. Saber como se apresentar em público requer superar aqueles dois elementos e, ainda, ter maneiras de engajar e conquistar o respeito da plateia.

É possível aprender as qualidades de um grande orador com algumas práticas. Por exemplo, quando você se veste de forma adequada e usa uma linguagem corporal mais natural, consegue transmitir credibilidade e carisma. Mas não é apenas isso.

Quer saber mais? Acompanhe este artigo e conheça como se preparar para falar em público com excelência. Confira!

Estude o tema antes de falar em público

As crises de ansiedade e a tremedeira ocasionadas pela fala em público, muitas vezes, ocorrem por falta de conhecimento do assunto. A pessoa começa a titubear porque não domina o conteúdo que vai apresentar.

Para evitar isso, é importante fazer o dever de casa, ou seja, estudar previamente o tema. Essa estratégia traz bastante segurança e firmeza para poder fazer uma bela apresentação ao público.

Regule a respiração

Quando estamos nervosos, o nosso corpo se comporta de maneira instável. O coração começa a disparar e parece que falta ar nos pulmões e para evitar esse descompasso o melhor que podemos fazer é tentar controlar a respiração.

Momentos antes de falar em público, dedique um tempo para respirar profundamente. Ou seja, inspire o ar de maneira lenta até encher a barriga e depois solte-o devagar, evitando falar rápido demais e dando ênfase para sua oratória.

Mantenha uma linguagem natural do corpo

Durante a apresentação em público, é comum pessoas com as mãos suadas e inquietas, o que é um sinal claro de nervosismo. Isso acaba chamando negativamente a atenção do interlocutor e prejudica a credibilidade da apresentação do conteúdo.

Para evitar isso, é preciso melhorar a linguagem corporal e ficar atento sempre que possível. Além de regular a respiração, como já vimos, tente não mexer muito as mãos colocando-as em uma posição em que você se sinta firme e ficar atento com a postura.

Além disso, nunca deixe as mãos nos bolsos porque esse ato pode demonstrar desinteresse e desleixo. Seguindo essas dicas, você não transparecerá o nervosismo e mostrará naturalidade.

Vista-se de forma adequada

Vestir-se de forma adequada para falar em público faz melhorar a autoestima e confiança. Isso porque a roupa certa e confortável deixa o corpo mais livre e, por isso, a fala tende a ser mais fluida. Ainda, comunica credibilidade e prende a atenção do público, afinal, a roupa transmite uma mensagem sobre nós.

De modo geral, recomenda-se antes de mais nada identificar o publico para o qual iremos falar e escolher a partir da mensagem que iremos transmitir o que devemos vestir. Vale a pena dar uma lida no post “Porque imagem ainda é tão importante?”. Assim, você se apresentará de maneira adequada, conquistando empatia por parte dos ouvintes.

Essas foram algumas dicas para saber como se apresentar em público.

Além do visual da roupa, é importante investir na beleza da pele. Afinal, uma pele cansada não demonstra que você tem vitalidade e energia para fazer uma apresentação convincente. Cuide da sua pele e encante a sua plateia.

Agora você já sabe como se apresentar em público e ter uma performance excelente. Quer mais dicas? Então, leia nosso outro post e aprenda agora mesmo a se vestir como um empresário de sucesso!

Compartilhe esse post

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os conteúdos do site Adelina Evangelista são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto ou imagem podem ser usados sem a autorização expressa da Adelina, mesmo citando a fonte.