Por que a imagem profissional ainda é tão importante?

Há algumas décadas, era impensável uma instituição financeira contratar um funcionário com tatuagens ou uma loja ter um vendedor com cabelos cortados no estilo moicano. Hoje, os padrões estéticos são mais flexíveis e esses detalhes, que antes não eram aceitos, já não interferem mais na imagem profissional das pessoas.

No entanto, essa flexibilização não significa que o mercado de trabalho não exija certa formalidade. Códigos de vestimenta continuam fazendo parte do dia a dia dos profissionais de todas as áreas, e segui-los demonstra cuidado, seriedade e respeito.

Veja, a seguir, dicas para se vestir adequadamente e manter uma boa imagem profissional!

Por que se preocupar com a aparência?

Talento, competência e dedicação são fundamentais para ser visto como um bom profissional. Mas a comunicação não verbal, aquilo que a pessoa diz com gestos, atitudes e postura, também tem grande influência sobre as impressões provocadas em colegas de trabalho, superiores e clientes.

Roupas manchadas, amarrotadas e sapatos desgastados são associados a falta de cuidado. Talvez um funcionário que se apresente dessa maneira faça um excelente trabalho, mas, uma vez que sua imagem fale contra ele, vai precisar de muito mais tempo e empenho para provar seu valor.

Mesmo que inconscientemente, os colegas ficarão com a impressão de que aquela pessoa com a imagem descuidada tem com as tarefas que lhe são passadas a mesma falta de cuidado que demonstra ter consigo.

Vestir-se adequadamente ajuda a transmitir mais credibilidade, seriedade e assertividade, além de demonstrar que o profissional conhece as regras e valores da empresa e é apto a representá-la.

O que é importante para uma boa imagem profissional?

Cuidar da higiene é o básico; portanto, roupas amarrotadas e sapatos sujos estão fora de cogitação. Cabelo cortado e unhas bem cuidadas também são detalhes importantes.

Mas só isso não basta. É preciso saber se vestir de acordo com as ocasiões (compromissos como reuniões, viagens, almoços e jantares de negócios). O ambiente corporativo exige vestimentas adequadas e postura correta para lidar com outros profissionais.

Como se vestir bem no trabalho?

Empresas, profissões e cargos mais conservadores pedem formalidade. Alfaiataria é fundamental nesse caso, com peças bem alinhadas e sapatos fechados. Para os homens, ternos bem cortados, com camisa e gravata neutras. Para as mulheres, tailleur, terno ou vestido com blazer, tecidos planos, acessórios discretos e saias, no mínimo, até os joelhos.

Para situações intermediárias entre o formal e o informal, continuam valendo os tecidos planos e saias até o joelho para mulheres, mas o blazer é dispensável. Para os homens, calças sociais com camisas claras e sapatos combinando já bastam.

Algumas empresas pedem menos formalidade no dia a dia, outras adotam a casual friday, dia da semana em que os funcionários podem trabalhar mais descontraídos.

Para esses casos, as mulheres podem apostar em cores mais fortes, sandálias e acessórios mais alegres, mas devem evitar jeans com lavagens e decotes abaixo da linha da axila. Já os homens ficam bem com calça de sarja, camisa com mangas dobradas, podendo ter alguma estampa discreta, e sapatênis. Vale, também, em ocasiões muito informais, camisa polo e jeans escuro.

Como se portar no trabalho?

Além do cuidado com a maneira de se vestir, é importante para a imagem profissional se portar corretamente, pois a comunicação não verbal se dá também pela postura.

Manter a coluna ereta e os ombros jogados para trás, fazer contato direto com os olhos do interlocutor e gesticular de acordo com o que está sendo dito são atitudes que transmitem segurança.

Outra dica para passar confiança em conversas e reuniões é falar lenta e claramente, em um tom moderado.

Evite ficar de braços cruzados, ombros encolhidos e colocar a mão ou os dedos na frente da boca ao falar, pois esses gestos transmitem medo ou podem fazer o interlocutor ter a sensação de que você está mentindo.

Roupas, cuidados pessoais e postura não são mais importantes do que talento e competência, mas ajudam a passar uma imagem assertiva e conquistar a confiança dos colegas de trabalho, superiores e clientes. Por isso, é importante manter uma boa imagem profissional. Sem ela, fica mais difícil crescer e ter sucesso na carreira.

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