A imagem na política: análise do debate entre Kennedy x Nixon — o primeiro televisionado da história

No dia 26 de setembro de 1960, o primeiro debate político é apresentado na TV entre os candidatos à presidência dos EUA, John Fitzgerald Kennedy e Richard Nixon em Chicago.

Oportuno momento este que antecede as eleições para mostrar para vocês a importância da imagem política. Afinal,  somos sempre motivados através dos debates, comícios e propagandas eleitorais, e por que não avaliar ou “desvendar” as reais intenções dos nossos candidatos através da sua imagem e discurso?

É importante frisar que não estou aqui para induzir, nem mesmo para fazer críticas a nenhum candidato ou partido político, ao contrário, a intenção deste post é demonstrar que podemos através da história certificar que a imagem está ligada a aparência, ao comportamento e a comunicação verbal ou não verbal. 

1debate10021 (1)

Por que a imagem é importante na política?

Hoje em dia todos nós sabemos que uma imagem vale mais do que mil palavras, e apostar na produção da sua imagem é um papel importante tanto para conquistar o público que deseja quanto na construção da credibilidade e posicionamento enquanto político.

Por isso sempre vamos nos deparar com políticos muito mais preparados em relação a sua imagem hoje em dia do que antigamente, quando muitos valorizavam somente o discurso.

O comportamento dos candidatos

1debate10021 (1)

Um elemento que fica muito visível é em relação ao comportamento e a linguagem corporal que os candidatos utilizam. Existem técnicas especiais que parecem ser simples mas podem fazer muita diferença na percepção e construção da imagem — algo muito importante para os políticos, não é mesmo?

John Kennedy

Durante todo o debate ele transmitiu segurança em sua postura, podemos perceber isso claramente ao observar a sua forma de sentar e olhar, bem preparado por sua equipe, permaneceu tão à vontade como se estivesse na sala de sua residência.

Richard Nixon

Enquanto Kennedy se portou como um candidato preparado preparado, Nixon, demonstrava um olhar cansado e perdido, tenso e desconfortável, parecia nervoso e transpirava muito, seus braços e pernas não se mantinham alinhados entre si.

Os trajes utilizados

John Kennedy

Se vestia de forma impecável, usava um terno com o corte perfeito e a cor certa para o seu tom de pele, mostrando que ele realmente sabia como usar o terno de forma correta, transmitindo uma imagem profissional e também passando a imagem de alguém organizado e sério.

Richard Nixon

Ele por sua vez, escolheu um terno na mesma tonalidade do fundo do cenário onde foi gravado o debate, além de o terno parecer ser bem largo largo, pois ele havia feito campanha até horas antes de encontrar Kennedy.

Quando chamados para se maquiarem, Nixon rejeitou a maquiagem que iria atenuar o suor que caía sobre seu rosto e uma curiosidade é que logo após o debate sua mãe liga para saber se estava doente. A pergunta que fica é se teria Nixon projetado de forma positiva a sua imagem? E por que não optar por técnicas para ter uma imagem de sucesso?

1222364763664

ng2884664

SNLEAN792200_356P

O fato mais importante é que oitenta milhões de norte-americanos assistiram e este foi o primeiro debate que realmente mudou o resultado de uma eleição. Quem ouviu o debate pelo rádio tinha Nixon como vencedor, mas em 1960 a televisão teve um papel dominante na política, assim em 8 de novembro do mesmo ano, John F. Kennedy derrotou Richard Nixon, em uma das eleições presidenciais mais apertadas do século XX.

Ficou curioso a respeito do debate? Você pode conferir no Youtube e tirar suas próprias conclusões sobre quem realmente mereceu o debate.

E lembrem-se do ponto mais importante: imagem é percepção.

Compartilhe esse post

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os conteúdos do site Adelina Evangelista são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto ou imagem podem ser usados sem a autorização expressa da Adelina, mesmo citando a fonte.