Saiba qual a forma correta de usar terno

Todas as roupas transmitem uma mensagem e, para os homens, uma imagem profissional está intimamente ligada ao vestuário. Nesse quesito, o terno é protagonista desse imaginário. Seja para uma situação profissional ou formal, é a pedida perfeita. Sabendo a forma correta de usar terno, é possível ficar elegante e alinhado ao dress code das mais variadas situações e eventos.

No entanto, é preciso ter cuidado na escolha para que a vestimenta seja adequada e caiba em você de maneira impecável. Para que isso ocorra, confira a seguir algumas dicas em relação à escolha do terno ideal e como utilizar a peça!

Preste atenção ao corte e às cores

escolher o terno

Para que o terno fique realmente alinhado, um bom corte é fundamental. É ele que dará o caimento perfeito ao conjunto, que deve, essencialmente, respeitar o seu biótipo — ou seja, não pode ser nem muito justo e nem muito largo.

Além do corte, dê preferência a ternos que podem ser usados em diferentes situações, de cores escuras, como preto, cinza ou azul-escuro. Estampas, como o xadrez, por exemplo, são marcantes e limitarão a frequência de uso da peça.

Escolha a camisa certa

escolher a camisa social

A camisa pode ser de diversos tecidos e cores, mas tenha atenção ao escolher o tamanho. Uma camisa larguinha pode até ser confortável, mas na composição com o terno ficará evidente que está grande demais. Se você for magro e optar por usar um terno mais justo, o chamado slim fit, tenha em mente que a camisa deve acompanhar a modelagem.

Dê preferência para camisas de botões mas, se o ambiente for descontraído, vale usar uma camiseta por baixo do paletó. Essa combinação fica mais jovial e esportiva. Mas cuidado: para essas combinações, redobre a atenção, pois ambientes formais pedem visuais mais tradicionais.

Não se esqueça dos acessórios

É imprescindível pensar nos detalhes, e é aí que entram os acessórios. A gravata deve harmonizar com a camisa, para evitar que as cores entrem em conflito. Para não errar, use o bom senso: se usar uma camisa azul, por exemplo, procure cores de gravata que combinem com ela. Considere também a cor do terno na escolha.

Quanto ao cinto, ele deve ser obrigatoriamente da cor do sapato, para que não chame a atenção. As meias também não precisam combinar com a cor da vestimenta, e sim com a cor dos sapatos, ou se você gosta de inovar pode combinar o seu estilo com meias coloridas.

Falando em calçados para usar com terno, entenda que esse tipo de indumentária não aceita sapatos esportivos, como sapatênis, e muito menos tênis. Dê preferência para sapatos sociais. As cores mais clássicas são preto e marrom.

Cumpra as regras de etiqueta

Parece exagero, mas é importante ficar atento a alguns cuidados na hora de usar um terno.

Ao se sentar, por exemplo, abra todos os botões do casaco. Isso evita, inclusive, que algum botão estoure ao ser pressionado pelo movimento natural do corpo ao sentar, o que certamente causaria constrangimento, não é mesmo?

Preste atenção também às meias. Elas devem ser longas o suficiente para que as canelas não fiquem de fora, o que é deselegante. O comprimento das mangas da camisa também é importante: elas devem ser cerca de um centímetro mais compridas que as mangas do paletó.

Agora, com essas informações, você certamente saberá a forma correta de usar terno, sem medo de errar na escolha e em como utilizar!

Gostou das dicas? Então me suga nas redes sociais e fique por dentro das tendências da moda masculina. Estou no Facebook, no Instagram, no Pinterest e no Youtube!

Compartilhe esse post

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários:
  1. Cida Maciel e Costa

    Maravilhosas suas dicas Adelina. Como aprenaprendi. Obrigada e que Deus te abençoe muito.

    • Adelina Evangelista

      Amém! Obriga minha amiga! Beijos!!

Todos os conteúdos do site Adelina Evangelista são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto ou imagem podem ser usados sem a autorização expressa da Adelina, mesmo citando a fonte.