Conheça Polka Dots: a estampa de bolinhas dos anos 50

Hoje o post é sobre a clássica estampa dos anos 50 que vira e mexe volta a ser uma tendência, seja em roupas ou acessórios como bolsas, óculos, brincos ou sapatos. Por isso vou ajudá-la a encontrar o seu próprio estilo e montar um look poderoso dos anos 50.

Estampa poá, bolinha ou polka dots?

Ironicamente as três querem dizer a mesma coisa, um padrão de estampa que foi popularizado por aparecer em diversos produtos, como roupas, utensílios domésticos, brinquedos e até estampas de revistas em quadrinhos. Nos Estados Unidos é conhecida como polpa dots, mas no Brasil todos conhecemos pelo nome de estampa de bolinhas ou poá.

A história da estampa de bolinhas – polka dots

A sua utilização começa bem antes dos anos 50, sua primeira “aparição popular”aconteceu em uma sessão fotográfica em 1926 da então Miss America, Norma Smallwood, onde utilizou um maiô com estampas de bolinhas.

norma smallwood

Logo após isso podemos ver que esse tipo de roupa foi se popularizando e o curioso é que a pessoa que ajudou a disseminar a moda foi um homem que não estava nada envolvido com isso, era nada menos do que Walt Disney.

Em 1928 ele deu a vida à sua personagem Minnie Mouse, que levava roupas com estampas de bolinhas em seu vestido e logo depois passou a utilizá-las no laço, como podemos ver na imagem a seguir:

Minnie mouse

A moda virou febre no país americano quando a atriz e modelo estadunidense Marilyn Monroe realizou uma sessão de fotografias em 1951, e uma de suas peças era um jogo de biquini estampado com bolinhas, e isso foi o necessário para popularizar a estampa para a indústria da moda.

Marilyn Monroe estampa de bolinhas

Por isso a estampa poá é tão associada hoje em dia aos anos 50, devido a popularização por meio de uma pessoa considerada uma das mais importantes da década nos Estados Unidos. Mas hoje a moda é ditada por outras pessoas ao redor do mundo, consideradas ícones do estilo e da moda.

Como usar a estampa de bolinhas?

Os modelos com poás nos anos 50, expressavam um estilo romântico e alegre, mas já nesse ano o poá chegou com uma pegada mais moderna, totalmente repaginada – seja em formas ou tamanho, cores e texturas – possibilitando assim, criar vários looks de acordo com o estilo de cada pessoa.

1. Meu look

Gosto de looks básicos e confortáveis, combinei minha calça de poá com um t-shirt preta e tênis branco. Dando sempre uma sensação de leveza para curtir aquele clima gostoso de domingos.

calça de bolinhas

2. Casual com bolinhas

Para criar looks mais casuais, recomendo utilizá-los em dias de sol. Você pode apostar em vestidos leves e curtos, valorizando cada vez mais o estilo retrô da roupa.

Mas e a camisa? Use uma camisa dobrada ou de botões com uma calça destroyed e scarpin, ou se optar por um look mais moderno, combine sem medo as estampas com um sapato Oxford verniz.

estampa poá

3. Cores e formas

Vale lembrar que a estampa poá não combina somente nas cores preto e branco, por isso valorize a sua diversidade para criar looks com outras paletas de cores.

Eu por exemplo gosto muito de algumas combinações  da blusa de poá marinho como por exemplo:

  • Blusa azul marinho com calça na cor mostarda
  • Saia branca com a camisa branca de poá é um look elegante tanto para o dia como para a noite
  • Vestido longo fluido com poás em tamanho médio e o oxford dourado deixa o look bem moderno.

estampa_poá-Adelina_Evangelista-04.jpg

4. Sofisticação e elegância

Não podemos nos esquecer que a estampa poá também remete muito a sofisticação e elegância, quantas vezes não vemos ícones da moda ou da indústria de entretenimento aparecendo em público com estampas assim?

A combinação é muito válida com tons neutros e couro ecológico e a presença dos assessórios torna o look sofisticado e elegante para ocasiões especiais.estampa poá dourada

Gostou do conteúdo? Espero que você saia daqui cheia de inspiração para montar um look incrível, e se precisar da minha ajuda, pode ter certeza que vou amar tirar as suas dúvidas por meio dos comentários, ok?

Ah, e que tal entender um pouco mais sobre a moda que foi inspirada pelos videogames e ganhou as passarelas da London Fashion Week? Um beijo e até a próxima!

 

Compartilhe esse post

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os conteúdos do site Adelina Evangelista são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto ou imagem podem ser usados sem a autorização expressa da Adelina, mesmo citando a fonte.