Confira 5 dicas para conciliar carreira e família

Esposo e filhos reclamam: “você não tem mais tempo para mim”. Essa situação é recorrente na vida de muitas mulheres que trabalham fora de casa. De fato, conciliar carreira e família não é uma tarefa fácil!

Felizmente, há maneiras de se organizar e encontrar tempo para o trabalho e a vida pessoal, por exemplo, criando prioridades e delegando tarefas na empresa.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 5 dicas de como conciliar carreira e família. Confira!

1. Planeje o dia a dia definindo suas prioridades

Uma das maneiras de conciliar carreira e vida pessoal é, primeiramente, reconhecer que há tempo para passar com a família. Tudo é questão de prioridade.

Quando você organiza suas obrigações, fica mais fácil separar tempo para os filhos e o marido. A fim de conseguir isso, elabore uma lista de tarefas diárias e divida-as em categorias.

Separe as atividades que somente você pode fazer e delegue as demais. Seu cônjuge, uma babá, um colega de trabalho ou até mesmo um vizinho pode ajudar em alguma coisa. Assim, vai sobrar tempo não apenas para os filhos, mas também para cuidar de você.

2. Lugar de trabalho é na empresa

Quando você é produtiva no trabalho, consequentemente, terá mais tempo em casa. Portanto, melhore sua agenda na empresa. Deixe os compromisso mais importantes para resolver no início do dia para que você não leve serviço para casa.

Outra dica é buscar maneiras de ficar mais em casa. Reuniões via Skype ou por videoconferência podem ser realizadas da sua própria casa, pelo menos, uma vez por semana. Converse com seus superiores sobre essa possibilidade e os convença sobre a necessidade de ficar mais tempo com sua família.

3. Busque sempre fazer uma refeição no dia com os filhos

Deixar o trabalho mais cedo ou agendar tarefas para outro dia, a fim de fazer uma refeição com os filhos não tem preço. Comer com a família é uma maneira de se integrar com todos, participando das conversas diárias, identificando problemas e oferecendo solução.

Por isso, busque fazer mais refeições em casa. Você vai se sentir mais feliz, seus filhos e esposo vão ficar bastante contentes e reconhecerão o quanto você se preocupa com eles.

4. Mantenha a pontualidade e responsabilidade no trabalho

Tarefa não cumprida na empresa é sinal de trabalho em casa. Evite esse tipo de situação. Mantenha a pontualidade e responsabilidade das suas obrigações profissionais.

Se for o caso, contrate um especialista para que você aprenda como ser mais eficiente na sua área de atuação. Há sempre formas de fazer gestão de tempo e conhecer novas tecnologias para otimizar o trabalho.

5. Foque em passar tempo de qualidade com eles

Piquenique no parque com a família e você checando o celular a cada 15 minutos? Isso não é passar o tempo com os filhos. É preciso estar realmente presente!

Uma maneira de conseguir isso é desativando os dispositivos eletrônicos enquanto estiver em seu tempo livre com a família. Assim, você não se sente tentada a olhar se chegou algum e-mail da empresa.

Essas foram algumas dicas para você saber como conciliar carreira e família. A fim de se aproximar mais das crianças, que tal preparar um belo prato para elas? Fazer um hambúrguer, por exemplo, pode ser algo que seus filhos vão adorar.

Gostou dessas informações? Fique por dentro de outros assuntos seguindo a nossa página no Facebook, YouTube, e Instagram.

Compartilhe esse post

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os conteúdos do site Adelina Evangelista são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto ou imagem podem ser usados sem a autorização expressa da Adelina, mesmo citando a fonte.