Como se comportar em eventos corporativos?

Transitar em eventos corporativos pode ser uma tarefa penosa para alguns profissionais. O que vestir? Como abordar as pessoas? O que não é indicado? Dúvidas são comuns, especialmente entre os mais jovens.

Não se pode negar a importância do comportamento adequado em situações sociais para utilizar a imagem profissional a seu favor e ampliar o networking.

Ter uma boa rede de relações é fundamental para o crescimento profissional, já que pode fornecer oportunidades de indicação ou de futuras referências no mercado de trabalho. Uma das maneiras de conhecer pessoas é exatamente em eventos da empresa. Essa é uma chance de conversar com quem pode lhe abrir portas no futuro e mostrar suas qualidades que não são percebidas no cotidiano.

É por isso que a forma como você se comporta nas comemorações do trabalho é tão relevante. Aproveite a ocasião para mostrar seu lado sociável, mas mantenha a moderação para evitar momentos desagradáveis.

Para lhe ajudar, fizemos uma lista com dicas para se sair bem e manter o comportamento nos eventos corporativos. Continue a leitura e confira!

5 dicas para se comportar em eventos corporativos

1. Use roupas adequadas

O estilo de vestir diz muito sobre uma pessoa. Dependendo de como o profissional se apresenta, a sua imagem pode ser fortalecida ou penalizada. Assim, deve-se ter atenção às roupas utilizadas nas situações de trabalho.

Cada ocasião pede um tipo de vestimenta específica. Por isso, informe-se sobre o traje do evento. De maneira geral, ambientes corporativos pedem roupas mais formais. Evite estampas muito coloridas e peças justas.

2. Prepare-se para o evento

Antes de um workshop ou uma palestra, faça uma pesquisa sobre o tema e conheça quem vai discursar. Em qualquer situação social no trabalho, é importante se informar sobre os participantes.

Pense também em uma lista de perguntas. Dessa forma, você conseguirá interagir mais facilmente e se aproximar em qualquer discussão sobre o assunto. Além disso, mostrará profissionalismo e inspirará respeito.

3. Procure oportunidades

Os eventos corporativos oferecem muitas oportunidades de conhecer pessoas de destaque na sua área, assim como confraternizar com colegas e superiores. Portanto, use esse espaço a seu favor. Tente fazer com que as pessoas se lembrem de você — de uma forma positiva, claro.

  • Tenha sempre um cartão profissional em mãos, caso haja chance de trocar dados com pessoas que estabeleceu contato
  • Se você for uma pessoa mais introvertida, aproveite as filas para iniciar uma conversa.
  • Observe quem não parece envolvido em nenhum diálogo e tente puxar papo.
  • Pedir para colegas lhe apresentarem algumas pessoas também pode ser útil no começo.

E não se esqueça que o aperto de mão é extremamente importante para abrir novas oportunidades e também servirá como um grande cartão de visitas dependendo de sua intenção.

4. Tenha moderação

Certos comportamentos podem impactar negativamente sua imagem. Em função disso evite excessos como:

  • Ficar bêbado
  • Comer demais
  • Dançar de forma muito insinuante
  • Falar muito alto.

Lembre-se de que você está em um ambiente profissional. Deixe para extravasar com seus amigos íntimos.

Na era das redes sociais, é aconselhável ainda manter a moderação no uso do celular em situações corporativas. Deixe o aparelho de lado e use esse momento para estreitar o contato com as pessoas da empresa.

5. Evite fofocas

No dia seguinte, fuja das fofocas. Evite falar mal de alguém, mesmo que seja o chefe ou a empresa pois é sempre melhor se preservar e não criar espaço para situações desagradáveis ou mal-entendidos. Seja sempre educado e cordial com os colegas.

Dessa maneira, você mantém boas relações e não prejudica a sua imagem nem seu crescimento profissional.

Gostou das minhas dicas sobre como se comportar em eventos corporativos? Então, aproveite também para ler este artigo sobre como uma consultoria de imagem pode ajudar seu lado pessoal.

Compartilhe esse post

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os conteúdos do site Adelina Evangelista são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto ou imagem podem ser usados sem a autorização expressa da Adelina, mesmo citando a fonte.