Como construir uma boa imagem profissional

O comportamento mantido dentro e fora da empresa é um fator decisivo para o sucesso — ou não — de sua carreira. Isso porque as corporações exigirem cada vez mais uma boa imagem profissional de seus funcionários.

Uma série de atitudes é responsável pela construção de tal imagem que é, por sua vez, imprescindível para que o profissional adquira credibilidade, respeito, confiança e, dessa forma, tenha maiores chances de alavancar sua carreira.

Para ajudá-lo a construir uma boa imagem profissional, reunimos algumas dicas no post de hoje. Confira!

Seja pontual

A falta de pontualidade pode minar a credibilidade de um profissional. Chegar no meio de reuniões importantes ou se atrasar frequentemente passa a ideia de irresponsabilidade e falta de compromisso com o trabalho.

Para evitar essa situação, mantenha sua agenda bem organizada, evite marcar muitos compromissos em um mesmo dia e tenha consciência da duração de cada tarefa.

Não se envolva em fofocas

Um grande mal presente nas organizações corporativas são as rodinhas de fofoca. Elas são responsáveis por diminuir a produtividade, gerar intrigas e, até mesmo, denegrir a imagem de algum funcionário.

A dica aqui é: jamais se envolva com elas. Pode parecer óbvio, porém, no dia a dia, se esquivar de comentários maliciosos e impertinentes pode ser mais difícil do que parece.

Mantenha a organização

Outro erro comum nas empresas é a falta de organização. Mesas entulhadas de papéis, gavetas bagunçadas e diversos itens fora do local apropriado podem ser os responsáveis por destruir uma boa imagem profissional.

Para se livrar desse problema a regra é bem simples: na mesa deve estar apenas aquilo que você vai usar em cada tarefa; nas gavetas, tudo o que não for de uso imediato; e os documentos importantes precisam ser separados em pastas — de preferência com etiquetas que identifiquem seu conteúdo.

Saiba resolver conflitos de forma prática

Um grande diferencial para quem quer construir uma boa imagem profissional é a capacidade de resolver conflitos. Eles são inevitáveis dentro das organizações, pois as ideias e opiniões sempre divergem.

Para contornar esses conflitos o ideal é buscar o meio-termo. Se duas pessoas não concordam em algo, tente encontrar uma solução que una os aspectos positivos das ideias de cada uma.

O mesmo vale para quando alguém discordar de uma proposta sua: não critique, procure entender a opinião oposta e tente conciliar com a sua.

Tenha atitudes éticas

Ética: essa é uma palavra bastante comum no mundo corporativo. Contudo, ela costuma ser negligenciada.

Não é raro encontrar funcionários falando mal de alguém pelos corredores, espalhando informações confidenciais, desrespeitando as normas da empresa ou levando objetos do trabalho para suas casas.

Esse tipo de comportamento pode aparentar uma falta de caráter que, certamente, prejudicará sua imagem profissional. Por isso, evite-o!

Melhore seu currículo

Um grande erro cometido por muitas pessoas é se estagnar profissionalmente após conquistar uma certa estabilidade no emprego.

Pois saiba que aprimorar continuamente seus conhecimentos é um fator decisivo para construir uma boa imagem profissional. Por isso, é importante procurar novas qualificações, estar aberto ao uso de novas tecnologias e ter conhecimento dos novos métodos de trabalho da sua área.

Vista-se de maneira adequada

Se vestir de maneira adequada, especialmente nos ambientes corporativos que exigem mais formalidade, demonstra o bom senso e comprometimento do profissional.

Tendo isso em vista, é importante analisar a mensagem que sua forma de se vestir transmite. Roupas muito largas, amassadas, desalinhadas ou muito informais não devem ser utilizadas no ambiente de trabalho pois elas passam a ideia de desleixo. Em vez disso, o que se deve usar são vestimentas mais formais, que transmitam confiança e autoestima.

Tome cuidado com o que compartilha nas redes sociais

Não se engane pensando que só o que se faz dentro do ambiente de trabalho é avaliado pelas organizações. As redes sociais possibilitam uma forma de conhecer o íntimo de cada funcionário.

Dessa forma, evite exagerar em fotos e opiniões acerca de assuntos polêmicos e nunca faça postagens que possam ser consideradas ofensivas.

Gostou das nossas dicas para criar uma boa imagem profissional? Então, não deixe de entrar em contato conosco para conhecer nosso trabalho!

Compartilhe esse post

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os conteúdos do site Adelina Evangelista são protegidos por copyright, o que significa que nenhum texto ou imagem podem ser usados sem a autorização expressa da Adelina, mesmo citando a fonte.